Campo de Verao - Maria Fernandes

Campo de Verão

8.09.2015

Acampamento de Verão - 10 dias sem computadores, telemóveis, televisões, consolas de jogos, banhos de água quente, pais e sem muitos dos confortos de casa. 10 dias longe da civilização, a viver no que construímos, a cozinhar a lenha, a tomar banhos de rio, a inventar novos brinquedos com paus e folhas, a partilhar; a viver com as mesmas 120 pessoas e a estar em contacto com a Natureza.

Muito resumidamente é isto um campo de Verão. Sabemos que não há muitos agrupamentos que o façam e também por isso sentimos um orgulho especial, é a maior actividade, é o auge da vida em campo e de aplicar tudo o que aprendemos e ensinamos ao longo do ano. São dez dias duros. Os crescidos vão 7 dias antes para preparar tudo, quando os pequenos chegam a falta de sono já se nota e não melhorará muito nos dias seguintes. Os pequenos são postos à prova, sem pais a arrumar, a cozinhar, têm de ser eles os responsáveis pelas suas coisas apenas com a ajuda dos mais velhos e dos “chefes”. Para lá dos banhos de água fria, do dormir no chão numa tenda cheia, e todas as coisas que já disse, o campo de verão é muito mais do que isto. Os laços que criamos uns com os outros são difíceis de explicar, no fundo passamos 24 sob 24 horas juntos. Os mais crescidos são nestes dias irmãos mais velhos, pais, enfermeiros, amigos. Damos todos o nosso melhor para que tudo corra bem e que seja como sempre é, uma experiência inesquecível.

Passamos, com estes dias, a valorizar muito do que deixámos em casa mas ao mesmo tempo não queremos ir logo embora, temos um contacto com a Natureza que não é possível noutro contexto e todos sabemos isso. Os mais pequenos adoram, podem brincar livremente, trazem bichos que descobrem, brincam com paus, fazem pequenas construções, vêem como fazem os mais velhos. Os adolescentes e mais crescidos costumam trazer instrumentos musicais, ukelele e guitarra, cantam e jogam em grupo.

São 10 dias intensos e passam num instante. Agora é preparar o novo ano e começar tudo outra vez…

Powered by SmugMug Log In